Teste de antígeno

Teste de antígeno - Image by Michael Kretzschmar en Pixabay

O vírus da Covid-19 é uma doença infecciosa que se espalhou por todo o Brasil e mundo no ano de 2020. O vírus possui alta taxa de transmissão, especialmente em espaços fechados, podendo ocorrer de uma pessoa para outra através do contato próximo com o doente.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, podendo ser uma simples sensação de um resfriado comum, como também uma síndrome respiratória grave, como dificuldade respiratória, febre e tosse. O tratamento pode ser difícil com potencial de causar a morte do indivíduo contaminado.

Para evitar o contágio, a vacinação e as medidas de higiene ainda são as melhores prevenções. Evitar contato próximo com pessoas contaminadas, lavar sempre as mãos, cozinhar e limpar bem os alimentos antes do consumo, evitar tocar olhos nariz e boca fazem parte das principais medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

Abaixo você poderá conhecer conselhos indicados pelo portal Erosguia para que se evite o contágio durante o atendimento como acompanhantes:

1. Esteja com o esquema de vacinação contra o coronavírus em dia

A vacinação é a maneira mais eficaz de conter a contaminação da Covid-19. O objetivo é impedir o surgimento de novas variantes da doença, além de reduzir a morbimortalidade causada pelo vírus. O imunizante previne a alta taxa de transmissão, evitando que o vírus ganhe força e cause impactos graves. Por isso, mantenha a sua imunização completa para proteger a si próprio e toda a sociedade.

2. Pergunte se o cliente está vacinado

Da mesma que é importante que você esteja com o esquema vacinal completo, é importante saber se o seu cliente está com as doses do imunizante em dia. Por esse motivo, sempre que for ao atendimento de um novo cliente, garanta que este esteja imunizado com a dose mais recente da vacina contra Covid-19.

3. Faça um teste de antígeno no cliente

Também conhecido como “exame do cotonete”, o teste de antígeno é capaz de detectar rapidamente a presença infecção em indivíduos mesmo estando assintomáticos. A coleta é feita de forma simples com um cotonete. A principal vantagem do teste é a velocidade do resultado que fica pronto em poucos minutos, além de ser barato e poder ser realizado em qualquer lugar. Por isso, sempre que sentir necessário, esteja com testes rápidos para realizar em seu cliente!

4. Confira a temperatura do cliente

A aferição de temperatura corporal também é uma medida que pode te ajudar a entender se o seu cliente está com sintomas de Covid-19. A temperatura além da considerada normal, pode indicar presença de infecção. O termômetro digital infravermelho é o mais indicado para usos domésticos de fácil manuseio e com uma leitura precisa.

5. Verifique se o cliente está com tosse

Perceber uma tosse seca em seu cliente também pode indicar um sinal de alerta. A tosse é um dos principais sintomas de infecção da covid-19. Por isso, ao identificar tosse em seu cliente, realize um teste rápido e evite a contaminação do coronavírus. Confira aqui todos os sintomas.

6. Sexo com proteção

O vírus da Covid-19 pode ser transmitido mesmo entre pessoas assintomáticas. Por isso, apenas faça sexo com camisinha durante os seus atendimentos. O uso do preservativo é o método mais eficaz contra contágios durante o ato sexual, além de proteger contra infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, HPV, herpes, sífilis, entre outras.